Rúben Borges (1994) estudou clarinete na Academia de Música da Costa Cabral e licenciou-se em Composição pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) em 2019. Atualmente frequenta o mestrado em Composição no Conservatório Real de Antuérpia sob a orientação de Wim Hendrickx onde investiga a translação de elementos não musicais para uma linguagem musical no seu processo criativo.
Colaborou com vários músicos da panorama nacional português e foi premiado nas 6ª e 7ª edições do "Prémio de Composição Século XXI", organizado pela ARTEAM. Em 2018, foi artista residente da Estalagem da Ponta do Sol Contemporary Music and Electronics Residency, na Madeira (Portugal). Co-fundou a estrutura colaborativa BANQUETE, de investigação e criação multidisciplinar nas artes, da qual é investigador associado e criador.
A sua música tem sido executada na Bélgica, Portugal e Espanha e apresentada em diversos festivais como o Festival DDD (Porto), a bienal Aveiro_Síntese, o Festival Música Viva (Lisboa), o Síntese - XIV Ciclo de Música Contemporânea (Guarda) e o XII Ciclo de Musica Atual (Badajoz). As recentes encomendas e colaborações incluem trabalhos para o Síntese - Grupo de Música Contemporânea, Hodiernus Ensemble e Arte no Tempo.
Participou em masterclasses com Åke Parmerud, Francesco Filidei, Gilbert Nouno, Harrison Birtwistle, Jessie Marino e Patricia Alessandrini, entre outros.
Colabora regularmente com outros criadores artísticos no desenvolvimento de performances em que assume o papel de artista visual e sonoro.
https://www.rubenborges.net