Concertino for Tuba

  • Compositor: Carlos Marques
  • Ano de Composição: 2007
  • Categoria: Solista(s)
  • Solista: Tuba
  • Duração: 11'00
  • Instrumentação: Banda
  • Dificuldade: 4

Notas de Programa

Desenvolvendo-se em 3 partes distintas, o Concertino para tuba e banda sinfónica, procura explorar - sem que isso o torne tecnicamente muito difícil - toda a versatilidade de carácter da tuba enquanto instrumento solista. 

A primeira secção é composta por um tema inicial de carácter marcadamente nobre (que surge sobre um ostinato rítmico apresentado na introdução pelos clarinetes) e desenvolve-se alternando este tema com uma série de temas secundários. A segunda parte do Concertino segue com um novo tema, apresentado inicialmente pelo corne inglês. Este tema, mais lírico que o inicial, é depois, com pequenas variações, desenvolvido pelo solista. A terceira secção inicia com o primeiro tema reexposto. O desenvolvimento desta terceira parte segue com a presentação de um novo motivo, em staccato, que por sua vez vai alternando com um quarto tema, de carácter mais burlesco. Como conclusão do Concertino surge uma coda, após a cadência, em que o tema inicial é reapresentado pelo tutti, desta vez com um carácter maestoso conseguido sobretudo pelo adensar da textura e da malha rítmica subjacente.

            Existem actualmente 4 versões diferentes da obra: a original, para Banda Sinfónica; uma versão para Piano e Tuba; uma versão para Brass Band e Tuba e, finalmente, uma para Orquestra Sinfónica e Tuba, estas últimas com transcrição de Pierre Kuijpers (Holanda).

            A peça foi gravada em 2009 pela Banda Amizade - Banda Sinfónica de Aveiro e Nuno Machado, com direcção de Carlos Marques.

            Dedicado a Adélio Carneiro e à perseverança de Fernando Marinho.

Observações:

            A encomenda de uma peça para tuba solo foi feita por Adélio Carneiro no verão de 2006. Na primeira abordagem ao assunto foi pedida uma peça com as seguintes características: não muito difícil tecnicamente, mas suficientemente desafiante, de forma a poder ser tocada por alunos de nível pré ensino superior ou superior inicial - foi obra obrigatória no 1º ano da Licenciatura em Tuba da ESMAE e consta do programa oficial do POPH para o Ensino Profissional; que explorasse os vários registos e possibilidades técnicas e expressivas da tuba; e, finalmente, que fosse construída com temas que "se colassem" na memória do público.

Estas foram as premissas que estiveram na génese da composição da obra.

Aquisição

https://www.molenaar.com/details/1/18523/en

https://afinaudio.com/concertino-for-tuba.html