Um novo dia no novo mundo

Notas de Programa

UM NOVO DIA NO NOVO MUNDO é uma obra original escrita para banda num novo ano (2020) e em virtude da pandemia ocorrida em pleno século XXI, também uma nova obra num mundo diferente. Este mundo não tem obrigatoriamente ser um mundo infeliz, talvez insólito, mas, não infeliz. É possível ser feliz num novo mundo, daí, quando amanhece um novo dia, o mesmo deverá ser encarado como o surgimento de uma nova esperança para algo que poderá ser muito bom, sublime. E a Música é isso mesmo, algo sublime.

Musicalmente, o compositor pretende transmitir a sua nova esperança com o nascer de um novo dia num novo mundo, utilizando uma linguagem musical muito simplista na conceção desta obra, apelando à sensibilidade musical e artística dos músicos enquanto integrantes no conjunto, a banda. O tema musical que representa o lado simplista associado ao estabelecimento de uma nova esperança surge a 1ª vez entre os compassos: 21 e 38; iniciando-se com um pequeno solo de Oboé, o qual é reforçado pelo restante ensemble de madeiras, um pouco mais à frente. Este tema, ao longo da peça, vai surgindo transformado, culminando num hino a uma nova vida, quando, bem perto do final surge transposto.

Na verdade, o compositor não adopta uma estrutura formal definida para a obra, de forma propositada, sugerindo que a mesma possa ser um hino à vida, a uma esperança positiva, na qual a música assume um papel de beleza eterna, na qual a banda enquanto ensemble, enquanto conjunto ou enquanto grande grupo, tem a hipótese de ser protagonista.

Aquisição

http://www.murphymusicpress.com/products/x-110