American Nocturnes

  • Compositor: Luis Tinoco
  • Ano de Composição: 2019
  • Categoria:
  • Duração: 12:00
  • Instrumentação: Banda

Notas de Programa

I. Evening Wind - after Edward Hoper - Largo

II. The Passing Freight - after Martin Lewis - Meccanico e molto preciso

III. Spring Night - after Martin Lewis - Lontano e nostalgico, con tenerezza

IV. One Punch Knock-Out - after Robert Riggs - Energico, con fuoco

Em 2008 tive o prazer de ver uma exposição no British Museum dedicada a gravuras de artistas plásticos norte-americanos da primeira metade do século XX, intitulada American Scene: Prints from Hopper to Pollock. Através desta exposição podíamos examinar pormenores da sociedade e cultura americanas num período de grandes mudanças, captadas e representadas por alguns dos artistas mais importantes da época.

Desde então mantive o desejo de escrever uma partitura que, de algum modo, se relacionasse com obras de estes autores e comecei a recolher imagens que me pareciam ter qualidades narrativas transponíveis para um contexto musical.  O convite da Banda Sinfónica Portuguesa para escrever uma peça para a sua temporada de 2019 constituiu a oportunidade para realizar este projecto. A sonoridade de uma orquestra de sopros pareceu-me ser o suporte ideal para trabalhar sobre os tons nocturnos de um conjunto de desenhos e gravuras realizadas nas décadas de 20 e 30, por Edward Hopper, Martin Lewis e Robert Riggs.

O primeiro andamento, Largo, é inspirado em "Evening Wind" (Hopper, 1921), uma representação de um momento banal, mas envolto de algum mistério, em que uma mulher despida olha para a janela do seu quarto, num momento em que uma brisa de fim de dia faz com que as cortinas se agitem. 

Seguem-se duas imagens de Martin Lewis, transpostas para um andamento Meccanico e molto preciso, seguido de um Lontano e nostalgico, con tenerezza. Na primeira, The Passing Freight, Danbury (1934) observamos um comboio que, numa noite chuvosa, atravessa com velocidade uma estação. Na segunda, Spring Night (1930), o Inverno dá lugar a uma noite de Primavera, com figuras (e as suas sombras) numa rua do bairro nova-iorquino de Greenwich Village. Entre estas, um grupo de crianças iluminadas em contraluz pela montra de uma loja atravessa a cena a correr, contrastando com a calma das restantes figuras representadas.

O quarto e último andamento, Energico, con fuoco, transporta-nos para um ambiente bastante menos sereno, retratando um corpo que cai numa luta entre dois pugilistas. Em One Punch Knock-Out (1934), Robert Riggs capta a tensão do momento com um público imerso na energia do combate.

©Luís Tinoco, Março 2019

Aquisição

https://www.uymp.co.uk/publications/luis-tinoco-american-nocturnes