Eugénio Amorim

Eugénio Amorim concluiu os Cursos Superiores de Piano e Composição no Conservatório de Música do Porto e posteriormente o Bacharelato em Direção de Orquestra e a Licenciatura em Música Sacra na Escola Superior de Música de Würzburg (Alemanha).

            Maestro do Coro da Sé Catedral do Porto de 1994 a 2010. Para além da atividade musical da Catedral, dirigiu cerca de 200 concertos em Portugal, Inglaterra e Alemanha e promoveu a edição de dois CD's com música portuguesa.

A sua atividade estende-se à composição musical de que destacam obras mais recentes como 2 Magnificat (um para coro a cappella, editado pela AVA e outro para Coro misto, 4 trompetes, soprano solo e Órgão), "Salmo 84 - Paisagens Monásticas - Silêncio", assim como diversos motetes; em breve será estreada o 2º acto de uma ópera partilhada com outros 3 compositores.

            É doutorado em Musicologia pela Universidade Católica Portuguesa com uma tese intitulada "Prática composicional na música sacra em Portugal na primeira metade do século XVIII - Estudo e edição da obra de João Rodrigues Esteves", prosseguindo a sua atividade de investigação no CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

            Foi membro da Comissão Instaladora da Escola das Artes da Universidade Católica, onde lecionou desde a sua fundação até 2003, prosseguindo desde então a sua atividade docente no Curso de Composição da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, onde é atualmente coordenador da respectiva área e membro do Conselho Técnico-Científico.

            Em 2011 compôs em colaboração com António Serginho "Onde param as castanholas" para Banda Sinfónica (encomenda do serviço educativo da Casa da Música),

Contactos

Mail: eugenioamorim@esmae.ipp.pt

TM: '351 919801373

Catálogo

Concerto p/ banda