Alberto dos Santos Vieira

Nasceu em 1949 na freguesia de S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar. Aos 12 anos de idade, iniciou os seus estudos musicais na Banda de Música de São Pedro da Cova. Em 1967, ingressou no Conservatório de Música do Porto, frequentando a classe de clarinete do Professor António Gomes. Concluiu o curso de clarinete em 1973, no Conservatório de Música de Braga, sob a orientação do Professor Saúl Silva, com a classificação final de 18 valores.
Em 1968, ingressou como voluntário na Banda da Região Militar do Norte, onde também lecionou vários cursos. Manteve-se nesta mesma banda até 1994, onde foi solista durante a carreira militar. No período de 1970 a 1975, colaborou por diversas vezes com a Orquestra Sinfónica do Porto, onde atuou como solista. Foi também como solista desta orquestra que executou o "Concerto para Clarinete e Orquestra" de Mozart.
Em 1976 tornou-se elemento efetivo da Orquestra Regional do Norte (antiga Camerata Musical do Porto), executando obras dos mais variados compositores, de diferentes épocas. Manteve a sua ligação a esta orquestra até 1982.
De 1986 a 1992,foi elemento do Grupo Música Nova, dirigido pelo Professor Cândido Lima. Este grupo teve diversas atuações por todo o país, participando em vários encontros, dos quais se destaca o Encontro de Música Contemporânea da Gulbenkian. Ao longo da sua carreira como instrumentista, trabalhou com diversos maestros de diferentes nacionalidades. Como professor, lecionou a disciplina de Educação Musical no Colégio dos Marista e no Colégio da Nossa Senhora do Rosário, no Porto, foi professor de clarinete na Academia de Música de Santa Maria da Feira, na Academia de Música de Viana do Castelo, no Conservatório do Vale do Sousa e na Academia de Música de S. João da Madeira.
Entre 1978 e 2003, foi maestro da Banda de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada. Como maestro desta banda, dirigiu concertos em vários pontos do país e no estrangeiro, nomeadamente na Suíça, França, Alemanha e Espanha.
Entre 2002 e 2011, assumiu o cargo de Maestro do Orfeão da Associação de Estrelas de Silveirinhos, em S. Pedro da Cova. Desde 2011, dirige o Orfeão de S. Pedro da Cova.
Em Outubro de 2008, assumiu a direção artística da Banda de Lagares, cargo que ocupou até 2018.

Catálogo

Marcha de Concerto
Marcha de Procissão
Marcha de Rua